mercoledì 14 aprile 2010

Kladdkaka

Ontem eu fiz um bolo sueco, o Kladdkaka (a pronúncia é mais ou menos "clod-cóca"). Parece um brownie. É delicioso e uma grande bomba calórica. Esta não foi a primeira vez que eu o fiz mas da primeira vez, não deu muito certo. Peguei a receita com uma outra pessoa desta vez, mas acabei descobrindo que era exatamente a mesma... mas depois, acabei descobrindo que da primeira vez que eu fiz, eu não esperei o bolo ficar frio para desinformar e, este bolo quando está quente, é mole (apesar de já estar cozido).

Aqui uma foto da primeira vez que o fiz.


Aqui o resultado de ontem.


Como eu nao sabia que o bolo ficava ainda mole depois de ser colocado no forno, quando eu o desinformei da primeira vez que eu o fiz e vi que estava cru, eu coloquei tudo de novo na forma e o cozinhei mais um pouco.Ai virou uma coisa dura.

Para quem quiser se aventurar na culinária sueca, aqui esta a receita.

150ml* farinha de trigo
300ml* de açúcar
1 colher de chá de açúcar abaunilhado**
4 colheres de sopa de chocolate em pó
100g de manteiga ou margarina derretida
2 ovos

- misture primeiro todos os ingredientes secos.
- adicione a manteiga e misture de novo.
- adicione os ovos e misture bem.

Coloque no forno por 25 minutos a 175 graus. Espere esfriar para desinformar.

* eles usam ml para medir farinha e açúcar
** eu não sei como se diz em português, mas acho que um pouco de essência de baunilha é a mesma coisa. Aliás, essência de laranja, rum ou de qualquer outra coisa é uma boa idéia!

Bom apetite!

1 commento:

Dinda ha detto...

Não dá para mandar um pedacinho? Pode ser um pedação também.
Ai que delícia....
A sua madrinha aqui não vai para um fogão, nem morta!
beijos e um bom final de semana, para vocês.